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Histórico

Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 10h14 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 15h30 | Acessos: 286

O curso de odontologia da Universidade Federal Amazonas foi criado em 1966, através da resolução nº 4069-A, de junho de 1962 e reconhecido em 1973, através do decreto Nº 71768, de 26 de janeiro de 1973. Primeiramente funcionava no prédio da escola Nilo Peçanha e, posteriormente, foi transferido para o bairro de Aparecida quando iniciou o curso de Farmácia e Odontologia da Universidade do Amazonas, onde as aulas teóricas eram ministradas, ficando o Ambulatório Araújo Lima como o ambiente onde foi inicialmente montado um consultório e ali ministradas as aulas práticas. O ano de 1980 trouxe transformações para o curso de Odontologia, houve o desmembramento do curso de Farmácia e transferiu-se para o prédio atual, situado no bairro da Praça XIV de Janeiro, onde funciona até os dias atuais, o ciclo profissionalizante. As disciplinas do ciclo básico funcionam no Campus Universitário, nos Institutos de Ciências Biológicas e Exatas.

Em 25 de julho de 2007, foi criada a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas (FAO-UFAM), no ato do desmembramento da Faculdade de Ciências da Saúde, então constituída pelos cursos de Farmácia, Odontologia e Medicina. Desde então o corpo docente do Curso de odontologia vem preparando a elaboração de um novo projeto pedagógico que atenda as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia.

Em 04 de dezembro de 2009, através da Portaria n° 2708/2009, a Magnífica Reitora da Universidade Federal do Amazonas instituiu o Primeiro Núcleo Docente Estruturante - NDE da UFAM, vinculado à Faculdade de Odontologia - FAO. Obedecendo as recomendações do Ministério da Educação. O NDE da FAO sob a presidência da Coordenação Acadêmica foi constituído por Professores do quadro Efetivo da FAO, um membro do Ciclo Básico vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas e uma Pedagoga vinculada à Faculdade de Educação/UFAM. Em 08 de março de 2010 ocorreu a primeira reunião do NDE-FAO onde foi instalado o Núcleo, com apresentação dos membros e definição do objetivo principal do mesmo: Reformulação Curricular e Construção do Novo Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia/UFAM. Motivados pela mudança regimental da Faculdade de Odontologia, onde a partir de julho de 2007 tornou-se Unidade independente, o NDE pôde avançar com seu planejamento e estratégia para a Reformulação. Tomou-se como base inicial o histórico de Encontros e Discussões ocorridos até o momento em que apontavam para uma necessidade de mudanças.

O ponto inicial e preponderante estava na necessidade de adequação do currículo da FAO/UFAM dentro das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Odontologia instituídas em 19 de fevereiro de 2002, pelo Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação Superior e publicada em DOU – Brasília em 04 de março de 2002. No entanto, para iniciar os trabalhos foram resgatados histórico e experiências de encontros ocorridos anteriormente na Unidade e que já haviam discutido entre outros assuntos os pontos críticos da Estrutura Curricular vigente. Estes encontros foram oficinas realizadas entre o Corpo Docente da FAO em 2003 e 2007 ambas com a Participação de Consultores externos vinculados à Associação de Ensino Odontológico – ABENO onde foram discutidas as fragilidades do currículo, os nós - críticos e as medidas necessárias para a adequação às novas diretrizes.

Com a nova estrutura administrativa da FAO, decorrido um pouco mais que um ano de administração, diante das observações dentro do processo e ensinoaprendizagem da Faculdade de Odontologia e do acompanhamento das atividades docentes no âmbito das competências da Coordenação Acadêmica, idealizou-se a 1ª Semana Pedagógica da Faculdade de Odontologia – UFAM. Com a temática central “A Docência no Ensino Superior” o encontro teve como objetivos principais a integração profissional e relacionamento interpessoal, discussão dos métodos de ensino e avaliação, a valorização da docência e criação de protocolos de conduta clínica de temas divergentes entre os docentes, visando preparar o corpo docente para no futuro ser realizada a reconstrução do projeto pedagógico do curso de odontologia. O Evento foi realizado no período de 04 a 06 de março de 2009 e a condução das atividades foi realizada, no primeiro momento, pela pedagoga Valéria Amed das Chagas Costa (DMT – FACED – UFAM).

Durante os dois primeiros dias, a pedagoga possibilitou a análise crítica da realidade metodológica do processo de ensino dentro da Faculdade de Odontologia, enfatizando a importância da integralidade entre docentes e a importância da  multidisciplinaridade no processo educativo, de forma permanente e reflexiva. Dessa forma possibilitou que o corpo docente da FAO repensasse nos métodos de ensino e avaliação, com base na compreensão da realidade e valorização da necessidade de verificação e confirmação dos resultados.

No terceiro dia, a direção da FAO juntamente com a Coordenação Acadêmica levantou a discussão entre o corpo docente de temas divergentes entre os professores, com a finalidade de padronização de linhas metodológicas de temas odontológicos a serem seguidos na FAO. Como conseqüência foram programados encontros mensais para a discussão dos temas: ficha de avaliação de alunos, prontuário clínico, uso do Flúor, diagnóstico de cárie, antibioticoterapia e conduta clínica para confecção de próteses dentárias. Os encontros foram organizados de forma que um grupo de professores trabalhasse no tema específico e apresentasse para os demais docentes no encontro mensal, a fim de aprimorar o trabalho do grupo e aprovar a conduta abordada para ser seguida na FAO. Mais recentemente e focados no objetivo principal do NDE foi realizada a II Semana Pedagógica da Faculdade de Odontologia cujo tema central foi a Reformulação Curricular. A Semana ocorreu de 09 a 13 de agosto de 2010 com atividades no turno matutino e vespertino e teve como participantes 100% dos professores da Faculdade de Odontologia, representantes de Disciplinas do Ciclo Básico, representante acadêmico da cada período e Egressos da Instituição. A semana foi aberta com a Discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais cuja apresentação foi feita pela Coordenadora Acadêmica/FAO e presidente do NDE, Profª Nikeila Conde. À tarde, as Pedagogas membros do NDE Lucíola Cavalcante e Michelle Bissoli apresentaram o tema “Integração: Aspecto Conceitual” e as Profªs Maria Augusta Rebelo e Flávia Cohen apresentaram “Curriculo Integrado: exemplo de outras IES”.

No segundo dia, foi trabalhado o Perfil e as Diretrizes Curriculares Nacionais, na forma de Discussão em Grupos. À tarde, foi iniciada a construção coletiva da Nova Proposta de Currículo Integrado baseado em todo o processo vivenciado até aquele momento. A participação de todos foi essencial e primordial para a concretização deste objetivo. Esta discussão se estendeu até o terceiro dia onde foi finalizada uma proposta preliminar.

Em continuidade ao terceiro dia, o NDE se reuniu no período da tarde para organizar toda a construção e apresentá-la no dia seguinte para homologação da proposta. Desta forma, no quarto dia de encontro, a nova proposta de matriz curricular foi apresentada pela Presidente do NDE para discussão e efetiva análise de todo o corpo docente, representantes discentes e egressos.

No último dia de Encontro, a Faculdade recebeu para o encontro o Consultor da ABENO Profº Drº José Ranalli – FOP/UNICAMP como parte das atividades propostas pela ABENO/Colgate para avaliação da implementação das Diretrizes Curriculares nas IES visitadas em 2003 e 2007. No primeiro momento, foi apresentada a nova proposta de matriz curricular construída durante o evento e após este momento o Profº Ranalli iniciou a discussão e reflexão quanto ao novo currículo prestando assessoria ao NDE e demais presentes quanto aos pontos importantes a serem observados neste processo.

Com o término da II Semana Pedagógica, o NDE elaborou um calendário de Reuniões em que tinha como objetivo construir as EMENTAS, OBJETIVOS e BIBLIOGRAFIAS para cada disciplina do Novo Currículo. Desta forma, os encontros ocorreram sistematicamente hora aos sábados, hora no período noturno, com a participação de professores efetivos da FAO e membros do NDE. Estas reuniões foram extremamente importantes, pois foi o primeiro momento em que professores de diferentes disciplinas se reuniram para montar uma EMENTA única para disciplinas antes isoladas e que agora estarão integradas.

Em todas as fases do processo os professores de todas as Unidades envolvidas com a Matriz Curricular da FAO foram convidados e mudanças mais significativas em Disciplinas do Ciclo Básico não foram possíveis por razões administrativas, já que são disciplinas ofertadas e coordenadas por outras Unidades.
O presente projeto foi ainda apresentado e discutido em plenária no Conselho Regional de Odontologia-Amazonas, com manifestação unânime de aprovação.

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