Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > FAO > Juliana Vianna Pereira defende Memorial e conquista o título de professora Titular da Ufam
Início do conteúdo da página

Juliana Vianna Pereira defende Memorial e conquista o título de professora Titular da Ufam

Publicado: Segunda, 18 de Agosto de 2025, 07h54 | Última atualização em Segunda, 18 de Agosto de 2025, 08h29

A docente da Faculdade de Odontologia (FAO), coordenadora do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO), Juliana Vianna Pereira foi promovida a professora Titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), após apresentação da Defesa de Memorial Acadêmico. O trabalho, que é pré-requisito para ascensão à classe de professor titular, relembrou a trajetória de mais de duas décadas dedicadas ao ensino, à pesquisa e à extensão. A defesa pública de Memorial Acadêmico ocorreu na manhã desta sexta-feira, 15 de agosto, em formato híbrido (via Google Meet). O Memorial reuniu os principais marcos da formação acadêmica e atuação profissional, com ênfase no trabalho desenvolvido como docente da Ufam. “Minha contribuição à Ufam foi marcada não apenas pela produção científica ou pelas funções administrativas que ocupei, mas, sobretudo, pelo compromisso em fortalecer a formação dos alunos e em ampliar o alcance social das ações acadêmicas. Sempre busquei construir um ambiente de ensino-aprendizagem pautado na escuta, no rigor técnico e no estímulo ao pensamento crítico”, afirmou a professora.

Durante a apresentação, a professora Juliana fez um panorama de sua trajetória acadêmica que começou com a graduação em Odontologia e mestrado em Endodontia, na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp); doutorado em Biotecnologia pela Ufam; estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia da Unicamp. Em 2004, prestou concurso público para a carreira de Magistério Superior na Ufam, na área de Estomatologia e foi aprovada em primeiro lugar. “Os caminhos que percorri ao longo da minha formação me proporcionaram uma trajetória multidisciplinar, marcada por valores éticos, humanos e profissionais. Tive a oportunidade de crescer individual e profissionalmente, sempre impulsionada por desafios e inspirada por grandes exemplos, que me ensinaram o valor do compromisso, da resiliência e do entusiasmo pelo conhecimento”, destacou a docente.

 

 

Extensão

Desde os primeiros anos na Ufam, a docente construiu uma trajetória contínua de envolvimento com ações extensionistas, sobretudo no âmbito das Atividades Curriculares de Extensão (ACE), que ocorrem regularmente a cada semestre letivo. “A experiência em extensão tem sido, ao longo dos anos, um espaço fértil de aprendizado e transformação, reforçando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e permitindo que o conhecimento acadêmico seja compartilhado e aplicado em contextos reais, em benefício da comunidade e da formação cidadã dos estudantes”.

A professora Juliana direciona as orientações para fortalecer a temática da estomatologia, com ênfase na epidemiologia das doenças bucais. Os temas desenvolvidos refletem o interesse pelas demandas regionais e o compromisso com uma pesquisa que dialogue com os contextos amazônicos. “Tenho buscado compreender melhor as desordens bucais a partir da realidade das populações locais, pensando nas populações em seus contextos, no impacto que esses produtos podem gerar para que seja possível contribuir para mudança de realidade local”, frisou.

 

Pós-graduação

No PPGO, a professora Juliana contribui desde 2014, com atividades docentes em disciplinas voltadas à formação científica e clínica de mestres e doutores. “Nessas experiências, busco constantemente integrar a prática docente com o incentivo à produção científica qualificada, promovendo discussões críticas, atualizadas e conectadas com os desafios contemporâneos da pesquisa em Odontologia”. Juliana Vianna atuou como vice coordenadora em dois momentos distintos: 2016–2017 e 2023–2025. Em abril de 2025, assumiu a coordenação do PPGO com a missão de agregar novos docentes, ampliar o impacto local do programa e iniciar seu processo de internacionalização. “Essas experiências na gestão da pós-graduação têm ampliado minha visão sobre os desafios institucionais e reforçado a importância do trabalho colaborativo para o desenvolvimento de um programa stricto sensu comprometido com a excelência acadêmica e científica”. Ainda de acordo com a professora Juliana, “na pós-graduação, minhas contribuições ajudaram aconsolidar o programa de Odontologia da Ufam, fortalecendo sua atuação regional e nacional, culminando na criação do curso de doutorado e na elevação da nota do programa junto à Capes. Essas conquistas refletem um trabalho coletivo, mas me sinto parte deste processo de crescimento e amadurecimento institucional”.

 

Comissão de Avaliação

Na defesa do Memorial Acadêmico, a professora Maria Augusta Bessa Rebelo (Ufam) presidiu a Comissão Especial de Avaliação, que estava constituída pelos seguintes membros professores: Márcio Ajudarte Lopes (Unicamp); Yara Teresinha Corrêa Silva Sousa (Unaerp) e Eliana Feldberg (Inpa).

 

 

Professores Titulares da FAO

O título de Professor Titular é concebido aos docentes cujos méritos acadêmicos o tornaram uma referência em sua área, sendo o grau mais alto da docência universitária. Juliana Vianna Pereira é a sétima professora da Faculdade de Odontologia a defender o Memorial Acadêmico.

Confira os professores da FAO que já defenderam o Memorial Acadêmico:

Maria Augusta Bessa Rebelo

Maria Fulgência Costa Lima Bandeira

Nikeila Chacon de Oliveira Conde

Aida Renée Assayag Hanan

Emílio Carlos Sponchiado Júnior

Flávia Cohen Carneiro Pontes

Juliana Vianna Pereira

registrado em:
Fim do conteúdo da página