Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > FAO > Transbucal Brasil realiza reunião na FAO com a coordenação nacional do projeto
Início do conteúdo da página

Transbucal Brasil realiza reunião na FAO com a coordenação nacional do projeto

Publicado: Quarta, 03 de Setembro de 2025, 10h23 | Última atualização em Quarta, 03 de Setembro de 2025, 10h36

Alunos e professores da graduação e do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO), participaram de uma reunião com a coordenação nacional do Projeto Transbucal Brasil. O encontro ocorreu em 21 de agosto, na Faculdade de Odontologia (FAO), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). “O projeto é de grande importância devido a carência de evidências cientificas sobre a saúde bucal das pessoas trans, bem como seu acesso aos serviços. Os dados gerados neste estudo poderão fomentar políticas públicas voltadas a estas pessoas, historicamente discriminadas por simplesmente serem quem são”, ressaltou o coordenador local, professor Erivan Gualberto Júnior.

O Transbucal Brasil é uma pesquisa de métodos mistos que tem por objetivo avaliar o acesso e a oferta a serviços de saúde bucal, bem como as condições e os aspectos sociológicos das pessoas transgênero atendidas no SUS. A pesquisa é coordenada pela professora Andreia Morales Cascaes, do departamento de saúde pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O estudo ocorre em Florianópolis, Uberlândia, Campo Grande, João Pessoa e Manaus. Na capital amazonense, o coordenador local é o professor Erivan Gualberto Júnior, da Ufam. As universidades públicas, secretarias estaduais e municipais dos respectivos centros colaboradores são parceiras do projeto.  “Um ponto importante deste projeto é que ele foi construído em conjunto com pessoas trans e que dele participam como pesquisadores e colaboradores, não sendo apenas os participantes de pesquisa, os sujeitos pesquisados. Para nós pesquisadores este projeto é uma oportunidade de se colocar a ciência realmente a serviço da sociedade, à medida que responde questões e tenta apontar soluções para um desafio importante que a permeia", frisou o professor Erivan Gualberto Júnior.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página